Título Original: The Honest Truth


Páginas: 224



Autor: Dan Gemeinhart


Editora: Novo Conceito



Tempo de leitura: 7 horas


Nota: 





Heey !

A Novo Conceito tinha me enviado uma prova do livro, esses dias atrás finalmente chegou o livro completo e eu li tão rápido que mal posso acreditar. Não vejo a hora de expor isso na resenha. Eu me apaixonei pelo livro, muito. A história, as personagens, a narração. EVERYTHING <3

A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Outros:

 
Já disse que fazer resenhas de livros que eu gostei em níveis imensuráveis é uma tarefa árdua, nunca consigo adjetivos o suficiente para descrever o quando eu gostei. Livros que abordam câncer chamam minha atenção, o modo como o autor usa uma personagem para descrever um doença tão cruel é fascinante. Em A Mais Pura Verdade o autor faz de Mark uma personagem tão real e emocional que é impossível parar de ler.

Mark e seu vira-latinha Beau, ambos fogem e tem como objetivo chegar ao o topo do Monte Rainier mesmo que isso signifique que pode ser uma das últimas coisas que Mark faça. Ele tem apenas 12 anos e em si todos os pensamentos  sonhos do mundo. O livro poderia facilmente ser filosófico com a grande pergunta; O que realmente vale apena?

Bem, eu fiquei me perguntando isso quando terminei o livro ás 2h da manhã. Damos valor a questões tão pequenas da vida e reclamamos por elas também, mas pequenos momentos são o que tornam tudo interessante, fazem tudo ser bom mesmo que seja em fração de segundos. Mark nos mostra isso.

O que mais emociona no livro é a amizade e lealdade da Jess (melhor amiga de Mark), nas vezes em que, Mark já doente, chorava com a amiga e não chorava com os pais porque aquele era o segredo que eles partilhavam. Uma amizade daquele jeito é fascinante, uma amizade pura e... infantil. O tipo de amizade que depois de mais velhos vemos como é difícil ter e manter. 


"-Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado."

Jess quer que o amigo realize o sonho. E enquanto a polícia e os pais de Mark estão atrás dele, ela guarda o segredo e o próprio Mark está passando as mais terríveis experiências por aí. Por um momento Mark só tem três opções aos olhos dos leitores:  Ele volta, ou acham ele ou ele morre. Mas, não é só isso. Não pode ser só isso.

Embora o tema câncer venha sendo tratado com sensibilidade em vários livros, então deve estar se perguntando: Então porque diabos devo comprar logo esse livro?. Porque ele fala sobre pessoas reais, com sonhos, medos, dores, doenças. Mark não recebe benefício algum por ter câncer, ele vai atrás do sonho e na vida é assim. Não é só porque você está doente que as coisas acontecem.

"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente."

Mark nos conquista com a bravura e a realidade com que foi criado. Não é um romance, não é uma história que lhe arranca sorrisos. É uma história que te conquista com realidade sendo uma ficção (uma ficção que acontece a todo momento a nossa volta).

 Livros que encantam geralmente não precisam serem longos, esse não é. As Coisas pelas quais Mark passa realmente é surpreendente que ele tenha tido vontade de fazer. Do inicio ao fim é um livro extremamente cativante. Os capítulos são separados do modo muito bem organizado (por quilômetros que ainda faltam serem percorridos), Jess e seus pais tem seu espaço guardado.

Não sei mais o que dizer, seria ridículo dar o horrível spoiler de como acaba. A mais Pura Verdade é o tipo de livro que eu só posso te dizer como é bom, não posso dar detalhes nem nada, isso estragaria toda a magia que eu senti, tudo que me fez refletir durante a leitura.

Leia e se apaixone por Mark e Beau e claro, pela vontade de ser um aventureiro e lutar. A mais pura verdade é que você deve ler e se apaixonar.


2 Comentários

  1. Não costumo ler resenhas mas por acaso me deparei com a sua e não consegui pararam de ler. Você escreve muito bem e passa a mensagem perfeitamente, parabéns. Eu já li esse livro é também sou encantada por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ! Fico muito feliz que tenha gostado da minha resenha e espero que volte e leiam os outros.

      Bjoos Miih <3

      Excluir